Conheça dois patógenos que podem prejudicar a cultura do feijão

Conheça dois patógenos que podem prejudicar a cultura do feijão
Conheça dois patógenos que podem prejudicar a cultura do feijão
19 Feb, 2018

Os fungos atacam o feijão em todo seu ciclo e podem causar até a morte total da planta

Disseminados mundialmente, os fungos Fusarium e Rhizoctonia são patógenos de solo que atacam a cultura do feijão principalmente nas fases iniciais de desenvolvimento, causando problemas como damping-off (tombamento), murchas e podridões.

Os patógenos se manifestam quando o feijão encontra-se em condições adversas, como o excesso de água no solo, baixas temperaturas e solos compactados,  reduzindo o abastecimento de água e nutrientes para a planta. A incidência pode causar até morte total da planta, impactando diretamente na produtividade da lavoura.

Para diminuir os danos causados e prevenir a ocorrência na cultura do feijão, é importante realizar dentro do manejo, práticas que contemplem o uso de produtos naturais  que podem auxiliar no equilíbrio biológico do solo e na nutrição das plantas.

Com nutrientes de forma equilibrada, a planta fica menos suscetível aos ataques dos patógenos. Aliado a isso, a escolha correta das sementes utilizadas no plantio, o tratamento de sementes com produtos fitossanitários e a rotação de cultura com plantas não hospedeiras dos fungos são recomendadas.