5 dicas de manejo que auxiliam na produtividade do hortifrúti

News5 dicas de manejo que auxiliam na produtividade do hortifrúti
5 dicas de manejo que auxiliam na produtividade do hortifrúti
14 Aug, 2017

Veja os principais cuidados durante a florada, fase em que se determina a quantidade de frutos que serão gerados pela planta

A florada é a fase em que os cultivos de hortifrúti mais demandam nutrientes em todo o seu ciclo produtivo. Isso porque vários processos fisiológicos (emissão de flores, crescimento vegetativo, início da fertilização) estão acontecendo ao mesmo tempo na planta, resultando em um grande gasto energético e em maior vulnerabilidade ao ataque de patógenos.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science, é o desenvolvimento na florada que vai definir o número de frutos da planta e, consequentemente, a sua capacidade produtiva. "Este período requer uma atenção a mais para que ela consiga superar as adversidades e, de uma forma mais efetiva, expressar a sua capacidade genética", explica.

Por isso, de acordo com Revoredo, os cuidados em busca do equilíbrio nutricional da planta na florada são essenciais para que o hortifrúti mantenha o seu bom desenvolvimento e alcance resultados positivos na colheita. Entre os principais, o especialista destaca cinco que podem auxiliar o produtor nestes desafios:

1 - Aplicação de Cálcio: A planta exige diversos nutrientes durante o seu ciclo produtivo, mas alguns são elementos-chave, como o cálcio. O elemento faz parte da estrutura da parede das células vegetais e também influencia no balanço de outros nutrientes. Além disso, está relacionado com a germinação do pólem, influenciando diretamente na fertilidade.

2 - Uso de Boro: O boro participa de vários processos enzimáticos. Está ligado à formação do tubo polínico, melhorando a fertilidade dessas flores. O elemento também é responsável pelo transporte de carboidratos formados na fase vegetativa para as flores e para o enchimento dos frutos, o que trará resultados na qualidade.

3 - Aplicação de Magnésio: Nutriente importante no processo de fotossíntese, pois faz parte da molécula da clorofila. Mantendo a atividade fotossintética na planta, é possível maior geração de energia e açúcares, que são os fotoassimilados.

4 - Aminoácidos: Para tornar mais eficaz a aplicação dos elementos-chave a complexação com aminoácidos é importante. Esse conjunto acelera a absorção dos nutrientes. Também auxilia na redução do estresse fisiológico sofrido pela planta e no estímulo aos processos fisiológicos que os nutrientes estão relacionados.

5 - Disponibilização de água: Além do equilíbrio nutricional, uma irrigação  adequada, que disponibiliza a quantidade correta de água para o vegetal é essencial para o desenvolvimento na florada.