Conheça a cultura do melão

NewsConheça a cultura do melão
Conheça a cultura do melão
24 Aug, 2017

Plantio precisa ser realizado em clima quente e seco, para que o melão seja mais doce e consistente

Fruta refrescante, bastante procurada durante os meses mais quentes, rica em elementos minerais, como potássio, sódio e fósforo, vitamina C e fibras, o melão é uma cultura em crescimento no Brasil. Atualmente, são produzidas nacionalmente cinco variedades do fruto: o Amarelo, o Cantaloupe Italiano e Americano, o Gália e o Pele de Sapo.

Ocupando a 10ª posição no ranking das frutas mais consumidas pelos brasileiros, os maiores estados produtores do país são o Rio Grande do Norte e o Ceará, localizados no Nordeste. Isso acontece pois, desde a germinação das sementes até a qualidade final do produto, o clima é o principal elemento a afetar essa cultura.

Assim, regiões de clima semi-árido, quente e seco, como as do Nordeste brasileiro, fazem com que os melões apresentem teores maiores de açúcar, com sabor, aroma e consistência melhores. Características importantes para a comercialização do fruto, principalmente quando o objetivo do produtor é a exportação.

Segundo o Sebrae, a presença de abelhas durante a fase de florescimento é fundamental para aumentar o pegamento dos frutos e a produtividade, assim como reduzir o número de frutos defeituosos. As colheitas se iniciam entre 60 a 75 após a semeadura e é feita quando os frutos estão maduros.