Será que a lua influencia na agricultura?

News Será que a lua influencia na agricultura?
Será que a lua influencia na agricultura?
11 Aug, 2017

Conhecimentos populares indicam que cada fase da lua apresenta diferentes comportamentos para o solo e plantas, interferindo em seus aproveitamentos

Muitas pessoas insistem que a lua não influencia no comportamento das pessoas, animais e plantas. Mas, se pararmos para pensar, além de intervir nas marés, o conhecimento popular indica que algumas fases da lua modificam o crescimento de culturas e também o desempenho do solo.

O astro recebe luz do sol e reflete sobre a Terra, emitindo energia e força de gravidade, as quais atuam nas plantas e na terra. Mesmo sem comprovação científica, desde o início das práticas de agricultura, são aplicadas algumas condutas populares no plantio e na colheita de acordo com a fase em que a lua se encontra.

Dentre suas quatro fases, os níveis de influência são diferentes. Na minguante, por exemplo, é comum ouvir que o que cresce para fora da terra, mingua, e o que cresce de fora para dentro, vigora. Por isso é a fase mais indicada para o plantio de raízes, como rabanete, cenoura, beterraba, entre outras. Quanto à seiva, a planta passa a absorver menos quantidade no caule, nas folhas e nos ramos nesse período, aumentando a durabilidade das plantas – época boa para fazer desbrota.

Já na lua nova, a influência do astro sobre a Terra aumenta, manifestando-se nos caules, em direção aos ramos. É nesse estágio que é recomendado o plantio de couve, cebolinha, espinafre e também para árvores. Na crescente, a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas, sendo um bom momento para o plantio de tomate, feijão, milho e também para fazer podas, pois apresenta aumento na brotação.

A influência da lua sobre a terra chega ao ponto máximo durante a fase em que está cheia. No início desse estágio, plantam-se hortaliças, como repolho, alface e couve-flor, além de ser indicado o plantio de flores. Nessa fase, a seiva se concentra na copa das plantas, em seus ramos e folhas. Além disso, a colheita de frutos torna-se mais proveitosa nessa época, deixando-os mais suculentos, saborosos e com mais durabilidade.